Senhores proprietários/acionistas,
Qual
seria reação dos senhores se eu lhes vendesse um produto que colocasse
suas vidas, a vida de seus filhos, esposas, amigos, parentes próximos em
risco?
O que os senhores pensariam de mim se, mesmo alertado
que meu produto apresenta um problema que pode causar a morte súbita de
pessoas, eu deixasse que mais de dois anos se passassem com total
indiferença às denúncias?
E se mesmo assim os senhores
persistissem avisando e eu insistisse em dizer que já falei com meus
engenheiros e que não existe problema algum, que não há necessidade de
fazer absolutamente nada?
Acredito que a esta altura os senhores
já teriam tomado providências para me colocar na cadeia ou num
manicômio. Seria o mínimo a se fazer com alguém que fosse tão negligente
com um produto colocado no mercado nessas condições, correto?
Bom,
agora que todos nós concordamos, gostaria que os senhores me dissessem o
que devo fazer com o fabricante de uma moto muito boa chamada kansas
150. Não sei se os senhores sabem, mas é um dos primeiros produtos
lançados pela dafra aqui no Brasil.
Desde que essa moto foi
lançada, choveram reclamações quanto às dificuldades de se passar
marchas e da quase impossibilidade de se achar o neutro. Dos motores que
fundiram e travaram, colocando em risco a vida de pilotos e garupas.
Pois
bem, os participantes deste fórum descobriram que o problema era muito
fácil de ser resolvido. Vejam só que coisa boba: apenas 200 mililitros
de óleo a mais. Uma bagatela de cerca de 2 ou 3 reais. Ou 5 reais com um
óleo bom.
Vejam só, senhores proprietários e acionistas da
dafra: com a colocação de um pouquinho a mais de óleo no motor,
eliminava-se o risco de se ficar preso no trânsito, tentando mudar de
marcha com um caminhão ou ônibus vindo atrás de você na avenida/rodovia.
Os
senhores já viram fotos de um motociclista sob as rodas de um ônibus,
senhores proprietários acionistas? Acredito que não, senão jamais
permitiriam que uma bobagem de 5 reais pudesse causar tamanha desgraça.
Mas caso não tenham visto, temos fotos aqui no fórum, podemos enviar o
link caso se interessem. Vejam que não estou dizendo que aquela queda em
particular tenha sido causada pelo problema, aliás nem mesmo aconteceu
com o proprietário de uma kansas, que é aquela moto que os senhores
fabricam, lembram dela?
Mas é só um exemplo bem ilustrativo do
que é andar em uma moto que pode travar o motor a qualquer momento por
falta de 5 reais de óleo.
Os senhores proprietários/acionistas
perguntarão: "mas afinal, o que temos com isso? se o dono não coloca
óleo, é problema dele".
Errado, senhores proprietários/acionistas!!!
Os
usuários colocam exatamente a quantidade de óleo recomendada pelos
senhores. Aliás, seria mais correto dizer que eles levam as motos às
concessionárias autorizadas da marca (aquelas mesmas com as quais os
senhores assinaram contratos e que se pautam pelos padrões recomendados
pela fábrica, não tem como escapar disso).
Os usuários levam suas
motos a essas concessionárias para revisão, e as retiram confiantes que
tenham recebido um serviço dentro dos padrões estabelecidos pelos
senhores. E pasmem, senhores, as concessionárias colocam exatamente a
quantidade recomendada pelos senhores (é, a responsabilidade é dos
senhores, sim! Não dá para jogar nas costas dos proprietários das motos
não!)
Eles saem das concessionárias com as motos exatamente com 1 litro de óleo, conforme prescrito pelos senhores.
Os
senhores já mediram o nível de óleo das motos que saem de suas
concessionárias com 1 litro de óleo? Certamente não, mas nós usuários
já.
1 litro mal suja a ponta da vareta medidora. Não chega ao nível mínimo recomendado.
1,2 litro de óleo o nível chega ao limite mínimo de óleo.
1,4
litro corresponde ao nível máximo indicado na vareta medidora. Aliás,
rodo com essa quantidade há dois anos, e meu motor vai muito bem,
obrigado.
Inclusive, vejam só, senhores proprietários/acionistas, que coincidência interessante:
Nós,
proprietários de motos kansas, mirages (uma moto muito parecida, do
mesmo fabricante chinês que usa no mínimo 1,2 litro de óleo... curioso,
né?) e motos de outras marcas que se tornaram amigos graças à
participação neste fórum e ao amor que têm por suas motos, realizamos
anualmente um encontro anual. Uma agradável viagem de uns 700 km ida e
volta que fazemos sem problemas. O detalhe é que somos teimosos e
colocamos sempre 1,2 litro de óleo em nossos motores...
Nossas
viagens sempre ocorrem sem problemas mecânicos. Não temos dó de gastar
coisa de 5 reais para garantir a vida de nossos motores.
Pois
bem, olhem como são as coisas: voltando de Trindade, encontramos na
rodovia Osvaldo Cruz um casal empurrando uma bela kansas laranja no
acostamento. Paramos para ajudar, e eles estavam assustados, o motor
havia travado em plena rodovia, escaparam muito pouco de serem
atropelados.
Os senhores proprietários/acionistas da dafra
imaginam o que é cair em uma rodovia com trânsito intenso, pista
simples, todos a 80 - 90 km/h? Sabe, muita gente não tem a oportunidade
de relatar essa experiência. Eles morrem, senhores proprietários/acionistas! É, eles morrem.
Talvez por isso não existam muitos processos judiciais contra sua empresa.
Mas
o Alessandro e a Renata tiveram muita sorte, senhores. O motor fundido
com apenas 17 mil km não os derrubou e eles puderam contar a história
deles pra gente.
Eles tiveram mais sorte ainda, porque a gente
falou pra eles que o que aconteceu não foi um azar deles. Foi uma
bobagem de uns 5 reais que a empresa dafra (aquela da qual os senhores
são proprietários/acionistas) se recusa a corrigir, apesar de já ter
sido alertada veementemente.
Se os senhores
proprietários/acionistas têm alguma dúvida, perguntem ao sr. Fábio, do
SAC da empresa. Ou ao antecessor dele no cargo. Falei com ambos, via
fone, email ou fórum. A posição da engenharia da empresa foi repassada
aqui no fórum há algumas semanas.
Os senhores
proprietários/acionistas podem não acreditar, mas eles dizem que não há
problema algum a ser corrigido. Isso não é incrível? Não é fantástico
que nós, que desrespeitamos as instruções do fabricante, façamos viagens
de 2000 km sem problema algum, e um proprietário de uma moto com 17 mil
km não consiga fazer o trajeto entre Tremembé e uma cidade quase
vizinha?
Pergunto aos senhores proprietários/acionistas da dafra,
o que mais teremos que fazer para que vocês resolvam definitivamente
essa situação que está colocando em sério risco a vida da maioria de
proprietários de kansas e speeds (motores similares) que não puderam ser
alertados desse problema?
Senhores proprietários/acionistas da
dafra, o que os senhores fariam conosco se nós agíssemos da mesma
maneira que os senhores agem?
Aguardamos uma resposta que elimine
definitivamente o problema. O dinheiro que os senhores utilizam em
propagandas com efeitos especiais computadorizados e "astros" globais
seria melhor empregado em uma campanha nacional de alerta para este
grave problema, indenização aos usuários prejudicados e, aproveitando
que os senhores deram atenção até aqui, também ao problema de ruptura
repentina dos quadros da kansas.
Os senhores
proprietários/acionistas da dafra talvez não saibam, mas os quadros da
kansas são propensos à quebra. Teve até o caso de um rapaz de Aracaju,
se não me engano, que moveu um processo contra os senhores e perdeu a
causa.
Os engenheiros da empresa devem ter desqualificado a queixa.
Minha queixa é que os engenheiros da empresa que não resolvem problemas crônicos apontados é que deveriam ser desqualificados.
Aguardamos um pronunciamento oficial de parte dos senhores acionistas/proprietários da dafra.
Não aguentamos mais tanta protelação e fuga das próprias responsabilidades.
Basta!
Atenciosamente,
Jefferson